O que está acontecendo com as ferramentas Server da Atlassian? - Soluções Ágeis | Easysecrets

O que está acontecendo com as ferramentas Server da Atlassian?

Em outubro de 2020 a Atlassian anunciou a descontinuidade do suporte para seus produtos server até fevereiro de 2024. Essas mudanças não vão acontecer da noite para o dia, por este motivo, juntamos um cronograma com as principais mudanças que irão ocorrer nos próximos meses.




Cronograma


Fim das vendas e de novas funcionalidades

Desde 2 de fevereiro de 2021 não é possível comprar novas licenças para os seguintes produtos server da Atlassian:

  • Jira Software Server

  • Jira Core Server

  • Jira Service Management Server 

  • Confluence Server

  • Bitbucket Server

  • Crowd Server

O Bamboo server também não está mais à venda, isso desde 1 de Setembro de 2021. A única exceção sendo o Fisheye e Crucible que continuarão à venda.

Além disso, a Atlassian encerrou o desenvolvimento de novas funcionalidades, trabalhando apenas em atualizações de segurança, isso incluindo Fisheye e Crucible. saiba mais

Fim dos upgrades e downgrades no nível de usuários

Agora no dia 15 de fevereiro, foi encerrada a possibilidade de fazer upgrade e downgrade no número de usuários. Para expandir o número de colaboradores de sua ferramenta, você precisará migrar para a Nuvem ou Data Center.

Se você utiliza uma versão starter desses produtos, saiba que fazer o upgrade de usuários é considerado como uma nova aquisição, portanto, isso também não é possível desde 2021.

Fim das vendas de novos aplicativos

A partir de 15 de fevereiro de 2023, será encerrada a venda de novas licenças para apps do Marketplace. Então, se está avaliando a compra de algum plugin, não há muito tempo para fazer esta compra. Vale a pena destacar que, se encontrando nesta situação, recomendamos considerar a aquisição do app já na nova plataforma (Cloud ou Data Center).

Fim do período de suporte

Já em 15 de fevereiro de 2024, a Atlassian deixará de fornecer suporte para correção de bugs e falhas críticas de segurança. Você conseguirá utilizar as ferramentas em seu ambiente server, porém não terá o suporte da Atlassian e dos parceiros de Marketplace para resolver qualquer falha ou vulnerabilidade.

O que isso significa para minha equipe?

Analisando essas datas, podemos ver que o fim de suporte está cada vez mais perto e o quanto mais cedo sua empresa estiver preparada para iniciar o processo de migração, menores serão os riscos e potencialmente os custos da mudança.

Data da publicação: 23/03/2022

Devo migrar para o Jira Cloud ou Data Center?

Como sabemos, o fim dos produtos Cloud na modalidade Server está cada vez mais próximo, por isso p...

Diferença entre os tipos de Projeto no Jira Software

Os projetos no Jira podem ser criados como projetos gerenciados por equipe ou gerenciados pela empre...